Voltar
FAQ


O que significa "Bi-Fuel" ?

Em termos simples, a tecnologia bicombustí­vel pode ser definida por um motor a combustão que opera simultaneamente com dois combustíveis. No caso do sistema BicombustÍvel da GTI©, o gás natural é misturado com o combustível diesel/Óleo combustível, reduzindo o volume de combustível líquido utilizado pelo motor. Após a conversão (instalação do kit), o motor poderá economizar em até 70% o consumo de diesel/óleo combustível. Podendo a qualquer momento voltar a operar com 100% do seu combustí­vel original. Em nenhum momento o motor é capaz de operar com gás natural exclusivamente.

É necessário modificar meu motor para operar no Sistema Bicombustí­vel GTI?

Não. A tecnologia de conversão da GTI foi concebida para se adaptar aos motores diesel/óleo combustível sem a necessidade de alterar ou modificar o desenho do motor. O equipamento kit de conversão GTI © é montado externamente na máquina e não requer modificações do motor ou alteração de qualquer parâmetro crí­tico do motor.

Será que o sistema pode afetar minha garantia do motor?

Os programas de garantia de motores OEM(Fabricante original do motor) não proíbem o uso de peças de reposição ou tecnologias. Em suma, a política de OEM não recomenda nem endossa tecnologias de pós-venda, no entanto, o uso desses produtos não anulam automaticamente a validade da garantia do motor. Defeitos não relacionados com a tecnologia bicombustível tem sido historicamente honrados e o motor reparado. Além disso, todos os componentes do kit GTI Bicombustível que estiverem dentro do período de garantia, serão cobertos pela política de garantia Bi-Fuel GTI.

Por que o motor não pode operar usando 100% de gás natural?


Devido à temperatura muito elevada para ignição do gás natural (aproximadamente 704°C), não é gerado calor suficiente durante o curso de compressão do motor diesel para acender 100% do gás natural. Os motores a gás usam vela e um sistema de ignição para propiciar a combustão da mistura ar-gás natural. Em contraste, durante a operação do sistema Bicombustível, uma quantidade reduzida de combustível líquido é utilizada como fonte de ignição para a mistura ar-gás. Devido a isso, o processo é muitas vezes referido como ignição piloto.

Será que o meu motor perde a potência após a conversão para o Sistema GTI Bi-Fuel ?


Em circunstâncias normais, os motores convertidos para o GTI Bi-Fuel não sofrem qualquer perda de potência porque o sistema mantém os valores da relação de compressão e não incorpora nenhum dispositivo de estrangulamento de ar, de potência e de eficiência. Os níveis de pico do motor convertido permanecem em par de igualdades com 100% de operação a diesel. Para aplicações com gás bruto (não enquadrado no padrão da ANP), podem surgir flutuações no desempenho normal do compressor.

Será que o meu motor pode funcionar mais quente em bi-combustí­vel?


A tecnologia Bi-Fuel GTI foi concebida para manter as especificações de todas as temperaturas do motor, incluindo a temperatura do liquido de arrefecimento(refrigeração), temperatura do óleo, temperatura do gás de escape e temperatura do ar de admissão. O sistema bi-combustí­vel substitui pelo diesel/gás o que normalmente é consumido pelo motor por uma quantidade equivalente de gás natural, levando em conta o valor calorí­fico de cada combustí­vel. Desse modo, ao misturar ar-combustí­vel no motor durante o funcionamento do kit bicombustível permanece em grande parte injetando um "volume equivalente" de gás natural, resultando em eficiência energética semelhante. Nota: 1 galão de diesel nº 2 = 140 scf gás natural com base no nº 2 diesel hhv.

E quanto à eficiência?


O Sistema Bicombustí­vel GTI substitui combustí­vel diesel com uma quantidade equivalente de gás natural. Este processo resulta na mesma queima de combustí­vel lí­quido versus carga, como seria experimentado durante operação 100% diesel. Para cada litro de gás e óleo deslocado durante a operação bicombustível, há um consumo correspondente de cerca de 140 ft³ de gás natural de qualidade com base na tubulação (129.000 BTU/galão de diesel #2 & 930 BTU/scf de gás natural). Assim, por cada galão de diesel deslocado durante a operação bi-combustí­vel, um "galão equivalente" de gás natural ser¡a consumido, resultando em eficácia semelhante à sua operação normal. 

Nota: 1m
3 de gás natural = 1L de diesel.

Qual efeito que o Sistema Bicombustí­vel GTI terá sobre a durabilidade do meu motor?


De modo geral, a operação em modo bicombustível não tem efeitos negativos sobre a taxa de desgaste do motor e durabilidade. Como explicado acima, as cargas térmicas do motor são equivalentes a operações com 100% diesel, sem ocorrer desgaste excessivo de componentes da câmara de combustão (pistões, anéis, válvulas, injetores, etc). Além disso, muitos usuários do Sistema Bicombustí­vel GTI relataram benefí­cios positivos em relação ao desgaste do motor, incluindo os intervalos de troca de óleo estendida e tempo prolongado entre as revisões. Isto se deve principalmente o resultado às caracterí­sticas de queima mais limpa do gás natural em relação ao óleo diesel.

Quais são os benefí­cios econômicos de operar em GTI Bi-Fuel?

Redução dos custos gerados com o uso de óleo diesel ou óleo combustí­vel. Uma vez que o gás natural é um insumo energético mais barato no mercado de combustí­veis, a viabilidade da implementação do kit se torna ainda maior, quanto maior for a diferença de preço entre o óleo e o gás.

Redução do impacto ambiental e qualificação de empresa quanto a uso de tecnologia verde. O gás natural é considerado uma energia limpa, podendo ter os mais variados usos, substituindo assim os combustí­veis mais poluentes.

BI-FUEL
Bi-Fuel - Introdução
Bi-Fuel Operação e Instalação
Componentes e sub-sistemas
Tabela de seleção de Kit
Evento reúne 6 concessionárias de Gás
Comgás lança video sobre Bicombustivel
Bosch inicia instalação de 5 kits Bicombustível
Destaque na revista NEI
​Funcionamento Diesel x Bi-Fuel
SULGÁS - Gás Natural para geração de energia elétrica