Voltar

Introdução à  Tecnologia Bi-Fuel

O Sistema Bi-combustí­vel GTI da ALTRONIC oferece um meio acessí­vel e eficiente de operar motores diesel industriais misturando diesel e gás natural (ou outro gás disponi­vel) como fontes de combustível. Este sistema é inovador, patenteado, e não exige qualquer modificação dos componentes internos do motor, possibilitando a inclusão de até 70% de gás natural  no volume de combustível necessário para manter a velocidade desejada e a carga do motor. A redução da emissão de poluentes e custos com combustível são apenas alguns dos benefícios da operação Bi-Fuel.

O Sistema Bicombustível GTI opera misturando óleo diesel e gás natural na câmara de combustão. A técnica consiste em usar um processo de carga de gás fumigado (aspirado), onde o gás natural é pré-misturado com ar de admissão do motor após o filtro de ar, entregue para a câmara de combustão, através da válvula de entrada de ar. A mistura ar-gás é inflamada quando uma quantidade reduzida de diesel injetado é pulverizado na câmara de combustão do motor.

 

Este diesel "piloto" atua como fonte de ignição para a mistura principal de combustí­vel/ar-gás porque o sistema Bi-Fuel utiliza os sistemas dos próprios fabricantes dos motores, ou do OEM (Fabricante original do motor), de entrada de ar e injeção a diesel. Não existe a necessidade de modificações internas do motor para a instalação.

·         Habilita motores diesel industriais para operação Bi-Fuel, substituindo até 70% de diesel por gás natural.

·         Economia no custo operacional do combustível  usando gás natural, com flexibilidade de retorno a 100% para operação diesel a qualquer momento.

·         Permite o uso de suprimento de gás disponível ou interruptível.

·         Nenhuma modificação de componentes internos do motor é necessária.

·         Queima limpa de gás natural e reduz as emissões de escape.

·         Reduz os requisitos de armazenamento de combustível no local ou permite maior autonomia do combustivel líquido.

·         O projeto original, patenteado, garante perda zero de energia ou de eficiência.


* (Sujeito a qualidade do gás e outras condições das aplicações)

BI-FUEL
Bi-Fuel - Introdução
Bi-Fuel Operação e Instalação
Componentes e sub-sistemas
Tabela de seleção de Kit
Evento reúne 6 concessionárias de Gás
Comgás lança video sobre Bicombustivel
Bosch inicia instalação de 5 kits Bicombustível
Destaque na revista NEI
​Funcionamento Diesel x Bi-Fuel
SULGÁS - Gás Natural para geração de energia elétrica